terça-feira, 22 de julho de 2008

Que queres que Eu te faça?


“ E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse:” Mestre, que eu tenha vista.” Mc 10:50,51

Na passagem de onde tirei o título desse texto o Senhor Jesus pára pra ouvir o que o cego tinha a dizer. Este cego já estava a um tempo gritando e tentando fazer com que o Senhor o visse. Jesus vendo seu esforço resolve atender seu pedido.

Vendo algumas pregações e músicas percebi como nós crentes temos transformado Deus em um garçom. Você senta-se à mesa espera que ele venha até você, faz seu pedido e aguarda que ele traga o que você pediu, você então paga a conta e tem uma bela refeição sem ter que sujar as mãos e ainda fica livre de lavar a louça.

Vendo os milagres de Cristo, sua caminhada e principalmente a vida daqueles que andaram com Ele, é bem fácil ver que as coisas não são bem assim. Cristo fez muito bem seu trabalho, mas exigia que os homens também cumprissem sua parte. Cristo não entregou nada de “mão beijada”. Bartimeu recebeu o favor do Senhor, mas antes teve que ir atrás, teve que “lançar de si sua capa e levantar-se”.

Jesus não precisava esperar nada disso, com certeza sabia o que se passava na cabeça do cego, era só curar e seguir seu caminho, mas prefere agir de forma que ele também tenha participação no milagre. E assim foi com a mulher Cananéia, com multiplicação dos pães, com os dez leprosos, com a filha de Jairo, com a sogra de Pedro e tantos outros. Todos eles experimentaram o poder de Jesus, mas só depois de fazerem o que podiam.

Meu irmão, Jesus não anda com gente preguiçosa! Ele não se agrada de quem apenas senta e espera algo acontecer. Deus faz aquilo que você não pode fazer, Ele vai agir quando você não tiver mais forças ou não houver mais o que ser feito humanamente. Deus não deixa você sozinho em momento algum, mas também não vai permitir que você seja um filho mimado e descansado.

Não adianta orar por um emprego sem pelo menos entregar alguns currículos, não adianta clamar a Deus por uma melhora financeira e não começar a controlar o cartão de crédito. Se você quer ou precisa de algo da parte do Senhor precisa agir como Bartimeu: tome uma atitude, Levante-se!