sábado, 7 de junho de 2008

Em espírito e em verdade...


Um dos trechos bíblicos mais lidos nesses dias é o de João 4 : 23-24 onde o Senhor conversa com a mulher samaritana e lhe diz que o Pai procura quem o adore em espírito e em verdade.
Jesus nos dá aqui uma dica importantíssima de como devemos adorar o Pai. Na verdade Ele revela aquilo que Deus procura naqueles que se propõem a adorá-lo: que seja em espírito e em verdade.

Em primeiro lugar por que Deus teria dividido essa adoração em duas partes?

Assim como Jesus ensinou que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, devemos ter uma vida com Deus que se reflita na nossa vida com as outras pessoas.

Adorar em espírito nada mais é que a adoração que nós oferecemos a Deus e que fica entre nós e Ele, aqueles momentos de intimidade, as orações, os jejuns, as lágrimas, a sua oferta diária e secreta. Essa adoração edifica o seu espírito porque é direta com Deus, é realmente aquela que aproxima você d’Ele e sem a qual toda sua vida espiritual desmorona.

Adorar em verdade é o reflexo da adoração em espírito. Da mesma forma como ao amarmos a Deus refletimos esse amor sobre os irmãos, quando adoramos em espírito nossa vida e intimidade com Deus se tornam visíveis.

Daí a necessidade de sermos adoradores também quando deixamos nosso quarto, quando estamos diante da congregação, quando entramos e saímos dos lugares.

Uma vez chamados cristãos, temos a responsabilidade de fazer jus a esse nome, temos o dever de zelar e cuidar pra que o Nome de Cristo carregado por nós seja honrado e respeitado, isso é feito através de nosso modo de agir, de tratar, de falar, de pensar, de reagir, de viver. Enfim, por nossa adoração em verdade. Aquela que os outros podem ver, aquela que serve de testemunho, aquela que fala quando não temos a oportunidade de abrir boca.

Precisamos lembrar que a adoração em espírito é essencial e básica, mas deve ser acompanhada do testemunho dado pela adoração em verdade, essa é a vontade do Pai. Sua vida com Deus deve se refletir no seu dia a dia e no seu relacionamento com os que estão ao seu redor para que os homens: “vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”

Daniel Prates

Um comentário:

Kah... Por meus olhos!!! disse...

Daniel...
q texto lindo e profundo...
vc pode não acreditar, mas ouvi isso tudo hoje lá na igreja e se vc não tivesse tão longe diria q vc estava lá tbm ouvindo a ministração do Pr.Gladstone...
A mesma passagem, palavras tão iguais nos chamando a verdadeira adoração q começa todos os dias com o reconhecimento de q estamos agindo errado, nos arrependendo e sendo espelho de Deus nessa terra...
amando o nosso irmão...
mais do q uma canção, mais do q lágrimas, mais do q palmas, mais do q o levantar das mãos...
simplesmente A ADORAÇÃO... SER IGUAL A ELE...

Que Jesus continue falando aos nossos corações sobre isso e q vivamos a realidade dessa palavra a cada instante de nossas vidas.

Bjão!!!

Kah...